Meus melhores amigos simbólicos no futuro.

08/23/2010 at 21:21 (Outros)

“(…) e não paro de cantar;  tu é meu melhor amigo! (…)”

Essa é parte de uma letra de uma ode ao Internacional, clube para o qual eu torço. Por sinal, atual bi-campeão da Libertadores. Tá, desculpa, não pude deixar de comentar. 😛

Mas então, o que a música tem a ver com o título e ainda mais, com o Internacional?

Explico:

Na semi-final da Libertadores eu não consegui dormir no dia anterior aos jogos. Quando o Inter esboçou a possibilidade de derrota pro São Paulo eu fiquei terrivelmente abatido. Minha sorte foi contar com a companhia de um amigo no Skype.

Na final, novamente, não consegui dormir, não assisti nenhuma aula (só o corpo tava lá) e na hora do jogo, mal consegui executar minhas tarefas normais. Até tentar invadir o estádio tentei.

Fanatismo? Talvez. Mas eu apelidei isso de “meu querido amigo simbólico”. Cada pessoa tem o seu, e não adiciono aqui cães, por exemplo, seres que muitas pessoas de fato têm como melhores amigos. Todo mundo tem alguma coisa “xodó” que considera parte de seu ser, ou seja, um melhor amigo. Ao menos eu fui “doutrinado” a considerar meus melhores amigos como partes de mim – portanto, não dizer que qualquer um é meu “melhor amigo”.

No fim, notei que de fato muita gente age dessa forma. Inclusive numa discussão que eu tive, conferi isso. Como falei, praticamente todos nós temos o nosso amigo simbólico – um objeto pessoal ao melhor tipo bicho de pelúcia, uma entidade ao melhor estilo clube de futebol e afins – aos quais nos dedicamos de forma incrível e absoluta. Igual a um amigo. Inclusive nos decepcionamos, ficamos brabos (porra Inter, empatar com o Atl. Goianiense?) e “brigamos”.

Acho que a única diferença é que dos amigos simbólicos nós usualmente não nos desfazemos, porque por pior que sejam nos conferem conforto e alento em qualquer hora justamente por ser um símbolo, um objeto ou entidade. Pessoas já são um pouco mais complicadas nesse quesito.

E por que diabos “no futuro”? Também: entrei em discussões inacreditáveis sobre o futuro. O que nos espera no futuro? Como é o hoje, que ontem era o amanhã? É verdade que nós estamos ficando burros? Virando seres estúpidos e incapazes de pensar em sua maioria? E as máquinas? Vão continuar a progredir de forma assombrosa até se tornarem “simbioses” do humano e nos “ciborguisarmos”?

Vida eterna? Reciclagem de humanos misturado com re-encarnação? Tantas teorias que eu gastaria horas falando aqui. Mas apenas lute contra a alienação em massa e a falta de cérebros pensantes nos dias de hoje e imagine como vai ser o ano de 2030. O que vai ter acontecido? Será que nós estaremos a apenas um passo das máquinas? Será que já seremos máquinas? Será que vai mudar pouca coisa? Muita coisa?

Aproveita e imagine como vão estar os teus amigos simbólicos. Eles ainda vão existir? Como vai ser?

E agora outro quick brainstorm: o que aconteceria se a Terra desse “uma paradinha”? Se ela parasse com todo o movimento – translação e rotação? Iríamos sofrer com uma abrupta e forte inércia? O que DIABOS aconteceria?

Fico por aqui com esse texto bizarro, mas que pra mim faz sentido.

L

1 Comentário

  1. Ruldra said,

    ”ciborguisarmos”

    bela palavra =D

Deixe um comentário